Pesquisar
Close this search box.

Você já tem tudo que precisa para começar!

Você já tem tudo que precisa para começar

Você pode achar essa afirmativa meio exagerada, principalmente se estiver em uma fase de aparentes poucos recursos. Mas ela é muito verdadeira. A vida nos pressiona com problemas e nossa tendência muitas vezes é de nos depreciar, pensamos que não temos a condição necessária para enfrentar os desafios. Mas se parar para analisar, verá que você já tem tudo que precisa para, pelo menos, começar.

É comum sofrermos do mal da comparação. Olhamos para os outros e vemos muitas qualidades, muitos recursos, muitas possibilidades e quando olhamos para nós mesmos não conseguimos ver o que temos de bom. Ficamos até intimidados com as competências que vemos nos outros, não é? A grama do vizinho é sempre mais verde.

Mas estou certo que se você observar com cuidado, encontrará dentro de si talentos muito valiosos. São competências que você desenvolveu ao longo do tempo, que podem estar adormecidas, mas com potencial de te gerar grandes benefícios. Conhecimentos úteis para outras pessoas.

Se estiver difícil de enxergar algo assim, peça ajuda a alguém próximo, que te conhece bem. Acredito que estes talentos aparecerão e você poderá reconhecê-los. Às vezes o que precisamos é de alguém que possa nos lembrar das nossas qualidades.

A questão é: o que fará com o que já tem?

Todavia, a questão fundamental é esta: o que você fará com isso? Se você tiver ousadia para colocar em movimento o que já possui, é certo que algo de bom acontecerá. Mas se você deixar o medo te dominar, aí arrisca perder toda a recompensa. E não fique esperando o medo passar, porque ele não passa. Vai com medo, mesmo. Só vai.

Sabe, existe uma recompensa para quem não tem vergonha de começar pequeno e até agir pequeno, mas pensando grande. O fato é que tudo que hoje é grande, começou pequeno um dia. Jesus fala em Mateus, capítulo 25, versículo 21 “Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito”. Está no contexto da parábola dos talentos. Se você não conhece, vale a pena ler, tem muita sabedoria ali.

Nosso cérebro encontra muitas desculpas para não nos deixar sair de nossa zona de conforto. A neurociência nos ensina que ele é projetado para nos manter vivos, com o menor consumo de energia possível, sempre tentando encontrar a saída mais fácil e rápida para qualquer situação. Sendo assim, precisamos desafiar essa natureza de acomodação e exercitar nossa capacidade de crescer.

Não apenas por esta fala de Jesus, que tomo como um princípio para a minha vida, mas também por observar a vida de várias pessoas de sucesso, eu concluo que mais importa o que faço com o que tenho do que o que efetivamente tenho. Não importa tanto se o que você tem ainda é pouco, o mais importante é colocar teus talentos em produção. Isso desencadeia um ciclo virtuoso que te tira da inércia e tem potencial para iniciar algo significativo no longo prazo.

Acredite, você já tem tudo que precisa para começar!

Acho muito desafiador, mas verdadeiro, algo que o apóstolo Pedro escreveu em sua segunda carta. No capítulo 1, versículo 3, falando de Deus, ele diz: “Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida”. Acredito, mesmo, que já possuímos, em nós, os recursos necessários para uma vida plena. O que nos falta, muitas vezes, é a coragem para reconhecer, desenvolver e explorar estes recursos dados por Deus.

Creio que eu e você precisamos ter autoconfiança para colocar em movimento aquilo que já temos, mesmo que ainda seja pequeno. Como disse Jesus, se formos fiéis no pouco, estaremos preparados para lidar com coisas maiores. Cada passo que damos na direção do nosso propósito nos fortalece e nos capacita para vencer os desafios seguintes. Acredite, você já tem tudo que precisa para começar!

Faz sentido? Quero saber o que pensa. Um abraço,

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.