Pesquisar
Close this search box.

Vencer desafios é o que te faz crescer!

Vencer desafios é o que te faz crescer

Começo logo com uma provocação: você encara desafios ou foge deles? Se você quer crescer na vida, pessoal ou profissionalmente, não há outro caminho, precisa aceitar e vencer desafios. Por vezes precisará estar disposto a aceitar fazer coisas que ainda não conhece e nem sabe como fará. A realidade é que ninguém fica melhor repetindo aquilo que sempre fez. Aceitar e vencer desafios é o que te faz crescer.

Durante minha carreira em gestão de pessoas entrevistei muita gente. As empresas sempre buscam pessoas experientes para as posições mais estratégicas, então, nestes casos, o foco se volta para aquelas com um currículo mais extenso. Mas durante as entrevistas, por vezes percebi que várias pessoas não tinham anos de experiência em sua área, tinham um ano repetido n vezes.

Outro grande problema que vi nas pessoas é que muitos não se dispõe a assumir “abacaxis”. Não gostam de pegar problemas complexos para resolver. Claro, isso é difícil, exige esforço. Alguns não querem sair de sua zona de conforto e outros têm medo de não dar conta, mesmo.

Tanto no primeiro caso quanto no segundo, são pessoas que passaram muito tempo fazendo o mesmo, do mesmo jeito, sem acrescentar nada. Isso conta muito pouco para a carreira. O maior problema é que este tipo de pessoa não é lembrado quando surgem boas oportunidades, como uma promoção, por exemplo. Depois acabam descontentes e alguns ainda culpam a empresa por não lhes proporcionar crescimento profissional.

Tenha força e coragem para vencer desafios

Gosto do que o grande rei Salomão escreveu sobre isso, em Provérbios, capítulo 24, versículo 10, “Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força!”. Assumir “abacaxis” não é confortável, resolver problemas não é agradável, mas se você não tiver coragem para enfrentar essas coisas vai ficar sempre parado repetindo os ciclos da vida.

Sempre tive gosto por aprender coisas novas em meu trabalho e sempre acreditei que isso me tornaria um profissional melhor e mais valioso. Ao contrário de alguns colegas que tive, sentia-me valorizado quando era lembrado para algo novo. Tenho certeza que essa postura contribuiu para meu crescimento.

Lembro de uma história legal de quando ainda não ocupava posição de gestão. Fui chamado para auxiliar minha liderança em uma área diferente da minha, e que apresentava dificuldades no momento. Aceitei na hora, pois pensei que seria uma oportunidade para sair da rotina e desenvolver novas habilidades. Foi uma ótima experiência que durou alguns meses e me ensinou boas lições.

Passado esse tempo, houve um processo de seleção interno e acabei sendo promovido a uma posição de gestão. O mais interessante é que depois do processo seletivo, fiquei sabendo de duas coisas que foram fundamentais para a minha promoção:

1 – o fato de eu ter aceitado aquele pedido de ajuda contou bons pontos em meu favor no processo seletivo;

2 – eu não havia sido a primeira opção da minha liderança para aquele pedido de ajuda. Fui a segunda opção. Antes de me consultar, ela havia consultado outro colega para aquela tarefa. Mas o meu colega não quis aceitar o desafio. Eu não sei a razão de ele não ter aceitado, mas se tivesse dito “sim”, talvez a história toda tivesse sido bem diferente.

Mas não basta aceitar, precisa vencer!

Sabe, cada desafio vencido te confere uma nova autoridade. Você se torna capaz de conduzir outras pessoas até onde já chegou. Então, para crescer na carreira e na vida, não basta aceitar desafios, é preciso também vencê-los. Se você não aceitar e vencer desafios, está fadado a não sair do lugar e não pode reclamar. Eu não quero ficar no mesmo lugar a vida toda, Deus me livre.

O apóstolo Paulo, em sua carta aos gálatas, no capítulo 6, versículo 7, escreveu “o que o homem semear isso também colherá.Aceitar desafios é como lançar sementes, você não tem certeza se vai colher exatamente como pensou. Mas uma hora você acerta e colherá bons frutos, que compensarão todo esforço anterior, se não desanimar.

Por fim, tenha coragem, aceite resolver problemas que os outros não resolvem. Aceitar e vencer desafios é o que te faz crescer.

Faz sentido? Quero saber tua opinião. Um abraço,

Você também poderá gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.