Pesquisar
Close this search box.

SER antes de TER. Você precisa entender isso!

Ser antes de Ter

Posso apostar que se você pudesse, escolheria ter antes de ser. Mas não é assim que funciona. Ao contrário do que muitos atualmente acreditam, não há atalhos ou caminhos fáceis para o desenvolvimento pessoal, profissional ou o sucesso. É necessário ser antes de ter, vou te mostrar.

Sou apaixonado pela pessoa de Jesus. O que ele ensinou é incomparável, absolutamente único e superior a qualquer outro conhecimento existente. Olha só o que ele disse, registrado no evangelho de Marcos capítulo 2 versículo 22 “Ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho rebentará a vasilha, e tanto o vinho quanto a vasilha se estragarão.

Não, isso não é sobre fazer vinho. Jesus, como em diversas outras oportunidades, falou com as pessoas usando um exemplo da vida cotidiana delas. Isso facilitava a compreensão de um princípio que ele queria ensinar.

Nesta metáfora, o vinho representa o “novo” que queremos ter e a vasilha de couro representa nós mesmos. Deu para entender agora? Não? Explico um pouco melhor.

Vinho novo fermenta e neste processo ele se expande, ou seja, aumenta em volume, ocupando mais espaço. Para suportar a expansão do vinho novo era necessário, nos tempos de Jesus, armazená-lo em vasilhas de couro novas. O couro novo também consegue se expandir, é maleável. Já o couro velho, duro e seco, não. Ele já sofreu toda a expansão possível para si.

Então, se o vinho novo fosse guardado em uma vasilha de couro velha, a vasilha se romperia com a expansão do vinho e tudo estaria perdido, vinho e vasilha. Melhorou?

Mas o que esse negócio de vinho e couro tem a ver com os dias atuais?

Simples, mas profundo: Jesus estava ensinando que coisas novas só podem ser retidas por quem pode se expandir. Expandir, aqui, se refere a nossa capacidade de mudar, crescer, desenvolver-se. E isso não é fácil. Exige resiliência e perseverança. Plantar para colher.

Certa vez ouvi alguém dizendo “se você ganhar um milhão de dólares, é bom tornar-se um milionário rapidamente. Caso contrário, esse dinheiro irá embora em pouco tempo.” A essência dessa frase é que não é o dinheiro que te faz um milionário, mas tua capacidade de lidar com a situação. Antes de usufruir do dinheiro de maneira produtiva é necessário preparação, caso contrário ele escorrerá por entre seus dedos. Essa situação é muito comum com pessoas que ganham na loteria e dentro de pouco tempo perdem tudo — existem até estudos que demonstram isso.

Como o ser antes de ter se relaciona com minha carreira?

Há inúmeros profissionais descontentes com suas posições ou remuneração nas empresas. Por norma, pela minha experiência, as pessoas sempre acreditam que recebem menos do que merecem. Mas são poucos os que tem autocrítica suficiente para avaliar seu nível de desenvolvimento e entrega de resultados.

A pergunta sincera que precisa ser feita é: eu já sou o que preciso ser para que eu tenha o que desejo ter? Se a resposta verdadeira for “sim”, permaneça focado porque as oportunidades aparecerão, dentro ou fora da organização atual. Mas se a resposta for “não”, é hora de parar de reclamar e crescer.

Da mesma forma, há muitas pessoas esperando um cargo nas empresas ou instituições que participam para então poderem liderar. Na verdade, o cargo de liderança ou gestão precisa ser decorrente de atitudes que demonstrem maturidade e preparo. SER antes de TER.

Na prática, você deveria ser um líder antes de ter um cargo de liderança. Tua promoção precisa ser apenas uma consequência de quem você já se tornou. E se você foi promovido a uma posição de liderança, mas ainda não alcançou tal condição pessoal, é bom tornar-se um líder rapidamente. Caso contrário essa nova posição será perdida em breve.

Esse filme, em especial, eu já vi diversas vezes durante minha jornada corporativa, já que fui gestor de pessoas durante vários anos em grandes empresas.

E nas demais áreas da minha vida, como funciona o ser antes de ter?

Essa lógica se aplica a qualquer área da vida. Veja: estou certo de que você gostaria de ter uma família melhor, mas você quer ser um marido/esposa, pai/mãe, filho/filha melhor? Você está disposto a ser um amigo melhor? Um vizinho melhor?

Vivemos uma época em que muitos procuram encontrar o sucesso em um caminho fácil, sem trabalho árduo e sem processo de desenvolvimento. Por isso surgem a toda hora ofertas de renda fácil, ganhos rápidos de maneira simples e gente querendo transmitir uma imagem de “espertos” porque alcançaram estas coisas.

Eu me surpreenderia muito se coisas assim dessem bons resultados e fossem fáceis, lícitas e éticas. Até o momento eu não conheço nenhuma.

A realidade é que nossos resultados sempre acompanham quem somos, o nosso nível de desenvolvimento. Em alguns momentos pontuais da vida eles podem até se distanciar, mas, salvo exceções, logo voltam a estar juntos. É causa e consequência.

Concentre-se em SER. TER será apenas resultado.

Então, antes de TER algo novo e melhor, você precisa SER alguém melhor. Não existe receita mágica, não há atalho e não há caminho fácil, ao contrário do que muita gente diz por aí. O que somos como pessoas indica os resultados que podemos obter. Não há nada que fique de pé se não tiver estrutura sólida.

E aí, faz sentido para você? Deixe a tua opinião.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.