Pesquisar
Close this search box.

Quem é valorizado entrega mais!

Quem é valorizado entrega mais

Não sei se você já percebeu, mas minha experiência mostra que quem é valorizado, sim, entrega mais. É claro que nada é absoluto quando falamos de pessoas e também esse não é o único fator a impactar seu desempenho, mas em linhas gerais é isso que acontece.

Quero novamente tomar como exemplo algo que aconteceu com Jesus. Para mim, sua vida é fascinante. O evangelho de Mateus conta essa história no capítulo 13, versículos 53 a 58. Sugiro que você leia, vai te ajudar a entender o meu argumento.

Em suma, Mateus conta que, em dado momento, Jesus passou pela cidade onde cresceu e por lá ficou alguns dias com seus discípulos. Deve ter revisto amigos antigos, até participado de alguma festa ou ocasião especial, imagino. No sábado esteve na sinagoga, local de reunião religiosa dos judeus, e lá ensinou as pessoas. Mas, diferente de outros locais, não fez muitos milagres ali.

Ele não foi valorizado

A simples razão pela qual Jesus não fez muitos milagres na cidade onde cresceu é porque não foi valorizado, honrado. Mateus nos conta que ele foi menosprezado pelos que o conheciam desde cedo. Aqueles que conviveram com ele desde pequeno, como criança, e depois como adolescente e jovem, não puderam perceber quem ele havia se tornado. Por isso não puderam usufruir de tudo o que Jesus poderia ter dado a eles.

E não pense que Jesus foi orgulhoso ou fez birra. Não se trata disso.

O que acontece é que quando não honramos as pessoas ao nosso redor, não as valorizamos, também as impedimos de demonstrar tudo do que são capazes. Apenas isso. Ninguém que não é valorizado entrega o melhor que tem. E não é má vontade das pessoas, não. Basta ver o que aconteceu com Jesus.

Não sei você, mas eu costumava ter muita facilidade para encontrar os defeitos dos outros, mas muita dificuldade para encontrar as qualidades e valorizá-las. A verdade é que muitos de nós, assim como eu, tem um espírito crítico bem desenvolvido e o usam a todo tempo. Contudo, é preciso ter muito cuidado com a crítica. É bem fácil exagerar e tornar-se um chato que não consegue ver nada de bom nas pessoas.

É preciso saber dosar a crítica

A crítica é boa quando feita no tom correto e na dose certa. Ela é necessária para o nosso desenvolvimento. Mas como tudo na vida, é preciso administrá-la equilibradamente. Há pessoas que cobram excessivamente seus filhos, sua equipe, seu cônjuge.

Meu pai, por exemplo, era um caso interessante. Quando eu estava na escola, ela não gostava que minhas notas diminuíssem de um bimestre para outro, mesmo que fosse de 10 para 9! Se elas subiam de 7 para 8, ele não reclamava. Mas diminuir, não podia. Eu entendia a preocupação dele, afinal ele só fez o primário e queria que os filhos fossem mais longe. O que faltava era aquele elogio para o 9 ou 10.

E sobre elogio, então, vivi outra experiência inusitada. Meu gestor no meu primeiro emprego, que depois acabou se tornando um amigo, tinha uma característica bem peculiar: ele não elogiava. O máximo que consegui extrair dele, quando fazia algum trabalho digno de elogio, era a expressão: “é, nem tudo está perdido”. O que contava a favor dele, é que ele não se cansava de aprender. Aprendeu e cresceu muito, se tornando atualmente um líder importante em uma empresa gigante no Brasil.

Quem é valorizado entrega mais! Como fazer isso?

A maioria de nós precisa, intencionalmente, desenvolver a capacidade de encontrar o valor das pessoas. Aliás, essa é uma das principais competências de um bom líder: identificar no que as pessoas são boas e abrir espaço para fazerem o seu melhor.

Mas para honrar os outros, valorizar suas qualidades, antes precisamos aprender a honrar o que já temos em nós mesmos. Sim, você precisa reconhecer o seu valor, saber que tem qualidades importantes, para então enxergar o outro. Se não consigo valorizar o que tenho em mim, então não conseguirei encontrar valor nos outros. Simples. Ninguém pode dar o que não tem.

A partir desse reconhecimento de seu próprio valor, começar a olhar para os outros também buscando encontrar valor. Esteja certo, você encontrará! As pessoas estão cheias de tesouros que só precisam ser descobertos e colocados nos lugares certos. E você terá a confirmação que quem é valorizado entrega mais!

Aproveite essa reflexão e faça uma análise de si: como está a aplicação deste princípio em sua família, trabalho, amigos, igreja. Você lidera? Tem aplicado isso na sua liderança? Tem honrado, valorizado aqueles que estão ao seu lado?

E aí, faz sentido para você? Deixe a tua opinião. Um abraço,

Você também poderá gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.