Pesquisar
Close this search box.

Primeiro, direção; depois, velocidade

Primeiro direção depois velocidade

Vivemos tempos acelerados. Eu diria, tempos apressados. Ninguém tem tempo disponível para nada, todos correndo atrás de alguma coisa o tempo todo. Nessa tentativa de fazer tudo ao mesmo tempo, e rápido, por vezes perdemos a consciência a respeito do que vem primeiro. Eu não tenho dúvida: primeiro, direção; depois, velocidade.

É ótimo ver as coisas dando certo rapidamente. Mas na ânsia para que isso aconteça, há vezes em que avançamos muito antes de perceber estarmos na direção errada. Isso consome nossa energia e nossos recursos. Rouba nosso entusiasmo. Creio que você já viveu coisa semelhante na vida.

Lembro de uma situação em uma das empresas por onde passei. Contratamos uma renomada consultoria de processos para analisar toda nossa operação e propor melhorias. Durante alguns meses fizemos várias reuniões, preenchemos muitas planilhas e levantamos muitas informações. Enfim, um esforço grande e alto investimento de tempo das pessoas, além dos custos de deslocamento entre as unidades.

Com o trabalho de diagnóstico quase pronto, a alta cúpula da empresa cedeu à pressão da média gerência para o encerramento do projeto. Os gerentes diretamente envolvidos nos trabalhos não acreditavam mais que seria compensador seguir com os esforços. Confesso que não fiquei triste, porque também não acreditava no trabalho.

Mas isso é péssimo. O resultado foi muito dinheiro perdido, além de transmitir a sensação de que os líderes principais da empresa não sabiam exatamente o que estavam fazendo.

Também já bati cabeça comprando curso online porque estava empolgado com o tema e depois percebendo que não era o que eu queria mesmo. Enfim, isso pode acontecer em qualquer situação da vida, se não tivermos convicção a respeito da direção correta, e gera prejuízo.

Imagina um relacionamento que não tem futuro, então. Não vou nem falar.

Quando você prioriza a direção, ganha depois em velocidade

Quando falo em prejuízo, não me refiro apenas aos valores investidos diretamente no projeto ou no curso. Nunca é só isso. Há também o custo de oportunidade. Enquanto você está envolvido em algo que não deveria, está perdendo tempo e deixando de investir naquilo que trará o resultado que você precisa. Talvez esse seja o pior prejuízo.

É primordial investir o tempo necessário para ter certeza a respeito da direção. Dependendo da magnitude do assunto, eu prefiro não fazer nada a fazer algo sem ter convicção. Tentativa e erro dá certo algumas vezes, mas o custo pode ser alto.

Veja o que diz este texto de Provérbios, capítulo 21, versículo 5 “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.

Planejamento é coisa consagrada há milênios e a gente ainda não aprendeu! Creio que não é necessário planejar cada mínimo passo da vida, mas é fundamental ter clareza absoluta a respeito da direção que estamos tomando. Pelos menos em grandes linhas.

E o que é ser apressado? Penso que ser apressado é agir antes de ter convicção sobre a direção correta. Há poucas coisas na vida piores do que avançar em alta velocidade, na direção errada.

Mas é impressionante como às vezes apenas seguimos o fluxo sem termos clareza sobre para onde estamos indo. Vivemos uma vida ao estilo Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar, vida leva eu”. Ora, isso só funcionou uma vez, e foi na música dele. Em todas as outras, simplesmente, não deu certo.

Viva com intencionalidade.

Depois da direção vem a velocidade. Se você tem clareza a respeito da direção, pisa fundo. Eu costumava me chatear com o presidente de uma empresa onde trabalhei, porque ele demorava muito tempo para decidir sobre algo, mas após decidir queria que tudo fosse feito com rapidez. E é claro que ele tinha razão. Eu não percebia, mas era óbvio: se há convicção, pode acelerar.

É uma sensação ótima acelerar quando cremos que estamos na direção certa. Ainda que o caminho seja difícil, se estamos na direção correta, temos confiança que tudo valerá a pena. É o bastante para turbinar nossa motivação.

Aproveite a ocasião para fazer uma análise sobre a direção da tua vida. Pessoal, profissional, relacionamentos. Se você estiver na direção certa, acelera mesmo. Mas se a direção estiver errada, você precisa parar imediatamente, afinal o primeiro passo para sair de um buraco, é parar de cavar.

Agora é com você, coloca isso em prática. Há coisas que ninguém pode fazer por você.

E aí, faz sentido? Deixe teu comentário. Um abraço,

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.