Pesquisar
Close this search box.

Plante conhecimento e colha prosperidade!

Plante conhecimento e colha prosperidade

Plantar e colher é tão simples e antigo quanto verdadeiro e poderoso. Penso que há poucas coisas na vida tão sérias e efetivas quanto isso. Também não conheço melhor semente do que a do conhecimento. Sei de muitos exemplos que me permitem afirmar com segurança: plante conhecimento e colha prosperidade!

Nem sempre plantar é fácil. Às vezes, exige sacrifícios. Lembro muito bem de quando comecei a faculdade de administração ainda antes de completar 18 anos. Eu era jovem, morava com os pais e não tinha aquela pressão financeira que os casados e com filhos têm. Mas na minha turma havia algumas pessoas que resolveram retomar os estudos depois de uma certa idade e de família constituída.

Para eles, a rotina de aulas todas as noites, trabalhos e provas era muito desgastante. Especialmente para os que tinham filhos pequenos. No caso deles, principalmente, foi um plantio difícil. Mas o consenso era de que foi recompensador. Na formatura não havia ninguém reclamando da dificuldade, apenas celebrando a conquista.

Gosto muito de alguns textos bíblicos que nos dão a ideia do quão gostoso é colher depois de um plantio desgastante. O livro de Salmos, no capítulo 126, versículo 5 nos diz: “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão”. Jesus também falou algo neste sentido em João, capítulo 16, versículo 21: “A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter vindo ao mundo.”

Mas sem plantio nada se colhe.

Apesar desse princípio ser amplamente conhecido, canso de ver pessoas que não investem em seu próprio desenvolvimento reclamando da sua condição de vida. Não plantam nada e reclamam da falta de colheita! Pessoas que não estudam, não fazem cursos, não leem livros e como consequência não evoluem pessoal ou profissionalmente.

Já escrevi sobre isso e repito: aquilo que conquistamos na vida é consequência de quem nos tornamos. Tenho a impressão, às vezes, que muita gente simplesmente enlouqueceu. Passam um tempo enorme do dia navegando nas redes sociais e nas plataformas de streaming, não investem nada do seu tempo se preparando para desafios maiores. É praticamente impossível darem certo na vida!

Não apenas estes, mas também há aqueles que avançaram um pouco em seu desenvolvimento e acham que já está bom, que já foram longe o suficiente. Ok, tem gente que já foi longe, mesmo, e conquistou boas posições. Mas o mundo não para e se você deseja continuar em boa posição precisa seguir plantando.

Veja o que diz o livro de Provérbios, no capítulo 4, versículo 7: “Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento.Não há semente melhor que a do conhecimento e acredito que vale a pena, realmente, usar tudo o que possuímos para adquiri-lo. Já vivi época na vida em que investi um percentual enorme do que ganhava em conhecimento e foi amplamente recompensador. Como diz o texto bíblico, eu semeei com lágrimas, mas colhi com cantos de alegria.

Plante conhecimento e colha prosperidade!

Perceba como isso é poderoso, conhecimento adquirido é algo que se carrega por toda a vida. Ele abre portas que nada mais pode abrir e te permite aproveitar oportunidades como nenhum outro artifício. Quanto mais você usa, mais retorno tem; quanto mais compartilha, mais ele cresce.

O conhecimento é capaz de mudar a tua realidade pessoal, profissional e financeira. Ele pode te colocar em lugares que você jamais chegaria de outra forma. Mas você precisa investir.

Quero te fazer algumas provocações, responda a você mesmo:

1 – Qual foi o último curso que você fez? O último livro que leu? Qual seu último aprendizado? Se faz tempo que não aprende nada novo, comece a se preocupar!

2 – Quanto você investiu no teu desenvolvimento no último ano? Em dinheiro e tempo. Se o dinheiro está curto, há muitas formas de aprender sem gastar quase nada. Faça uma pesquisa na internet, sobre o assunto que quiser, você encontrará sites grátis de alta qualidade.

O que precisa ficar claro é que aprender precisa ser uma prioridade na tua vida. Algo realmente sério. Você pode escolher as sementes que plantará, mas será obrigado a colher o que plantou. Plante conhecimento e colha prosperidade!

E aí, faz sentido? Deixe teu comentário. Um abraço,

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.