Pesquisar
Close this search box.

O poder é de quem realiza

O poder é de quem realiza

Conhecimento puro e simples tem pouquíssima efetividade se não for posto em prática. O mundo está cheio de gente de “cabeça inchada”, que sabe muito, mas realiza pouco. Em contrapartida, tem alguns que talvez nem saibam muito, mas por realizarem o que sabem, estão se dando bem. Não se engane, jamais podemos desprezar o conhecimento, mas o poder é de quem realiza!

Preciso compartilhar contigo um pequeno texto do evangelho de Mateus. É Jesus falando, veja só: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.”

Jesus era carpinteiro, entendia bem de construção. Ele compara o conhecimento ao alicerce de uma casa. Isso quer dizer que conhecimento é determinante para podermos crescer de maneira segura, assim como o alicerce representa segurança para a construção de uma casa. Sem conhecimento, alicerces, a casa cai. Mas Ele também compara o ato de conhecer e praticar à prudência e o ato de conhecer e não praticar, à insensatez.

É neste ponto onde quero chegar: quantas coisas você sabe, mas não pratica? Quantos talentos você tem que estão esquecidos em algum lugar da tua vida?

Apenas uma ideia realizada tem poder para mudar o mundo

Conheço pessoas que tem muito conhecimento e uma quantidade sem fim de ideias, mas creio que este não é nosso maior problema, a falta de conhecimento ou de ideias. O que nos falta, verdadeiramente, é coragem para realizar. Seja em projetos pessoais ou nos corporativos, a realização é a parte que mais nos atrapalha.

Pense, quantos negócios você, pessoalmente, poderia estar fazendo, mas não faz porque não põe em prática o que já sabe? Quanta coisa poderia estar produzindo, mas não produz porque não põe em prática o que sabe? Apenas ideias concluídas tem poder para mudar realidades. Tive uma gestora que costumava dizer que nosso problema não é falta de iniciativa, mas falta de “acabativa”.

Mas o que está na raiz desta dificuldade para realizar? Tenho ouvido estudos e pesquisas a respeito do tema e são muitas as razões, mas os dados mostram que o maior empecilho é o medo. Diversos tipos de medo nos afligem: medo do fracasso, medo da opinião dos outros, medo do novo e vários outros. Tem gente que tem medo até do sucesso, e não são poucos, acredite!

O poder é de quem realiza

Ter conhecimento é valioso e ter muitas ideias é ótimo. Mas no fim do dia, mesmo, o que conta é o que foi realizado. Apenas quando concretizamos as ideias e colocamos em prática todo o conhecimento é que fazemos alguma diferença. Ninguém evolui na carreira apenas com boas ideias. Ninguém é promovido porque tem muito conhecimento. Não mudamos a vida das pessoas apenas teorizando. O poder está nas mãos de quem realiza.

E para você, o que falta? Coragem? Ânimo? Visão? Quem sabe, falte uma crise para te obrigar a sair da zona de conforto. Tenho certeza que tem gente com menos conhecimento que você, colocando em prática e se dando bem.

Então quero te provocar, responda a você mesmo essas duas perguntas:

1 – Qual é o conhecimento que tenho e precisa ser resgatado e aplicado?

2 – O que de novo e produtivo posso realizar com ele?

Faça este exercício porque valerá a pena. Ser intencional muda nossa vida!

Lembre de uma coisa: ninguém te dará recursos novos sem que antes você tenha usado bem os que já possui. Conhecimento foi feito para ser aplicado, mesmo que você ache que ainda é pouco. O pouco, realizado, é melhor do que muito, guardado.

Faz sentido? Quero saber tua opinião. Um abraço,

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.