Pesquisar
Close this search box.

O momento de fazer acontecer é agora!

o momento de fazer acontecer é agora!

Sabe aquele projeto que você tem e está engavetado esperando o “momento ideal” para ser colocado em prática? Tenho uma má notícia para te dar: o momento perfeito nunca chegará! Não adianta ficar esperando algo cair do céu. O momento de fazer acontecer é agora!

Minha história profissional em empresas de grande porte, especialmente indústrias de transformação, e minha formação em administração, sempre me ensinaram a importância de um bom planejamento. Certamente levarei isso para sempre. Mas os anos que passei empreendendo em uma startup de tecnologia me trouxeram algo que faltava em mim: um senso de urgência que eu não tinha até então.

Não que eu fosse insensível para isso e também não me tornei o Flash, aquele super-herói, mas acredito que tenho aprendido a importância de não deixar para depois aquilo que pode ser feito agora, ainda que não seja da maneira ideal. Tenho entendido que quanto mais cedo inicio algo, mais cedo posso colher os resultados, mesmo que haja correções no caminho.

O conceito de MVP

Veja essa pérola do livro de Eclesiastes, da Bíblia, capítulo 11, versículo 4: “Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá.” Para mim este texto, escrito há milhares de anos, está completamente conectado ao conceito de MVP. MVP é o acrônimo para Minimum Viable Product. Na tradução literal, Produto Minimamente Viável.

Desenvolver um MVP é uma prática adotada em startups e significa, de maneira bem resumida, criar uma versão simples e enxuta de um produto, consumindo o mínimo possível de recursos, entregando o principal valor do produto para ser testado por seus potenciais clientes. Seu grande objetivo é validar a ideia, entender se ela tem potencial, ainda que não esteja totalmente pronta.

Creio que esta é uma prática poderosa e precisa ser utilizada mais vezes em nossa caminhada. É bem comum termos medo ou vergonha de começar algo sem ter todas as condições. Então, ficamos ensaiando e não saímos do lugar. Enquanto isso, alguém mais corajoso e menos “envergonhado” sai na frente.

Converso com muitas pessoas diariamente. Vejo muita gente com ótimas ideias e vontade de colocá-las em prática. São projetos pessoais e profissionais muito interessantes, mas ficam esperando um momento mais apropriado. Sempre existe outra prioridade, sempre existe uma boa razão para deixar para depois. O fato é que nunca haverá o momento perfeito, sempre teremos obstáculos a transpor.

Não espere mais, o momento de fazer acontecer é agora!

A impressão que tenho é que estas dificuldades criadas por nós mesmos, na realidade são desculpas. Ficamos com medo de sair de nossa zona de conforto, enfrentar a mudança e correr o risco do fracasso.

Tenho aprendido que o bom, embora seja confortável, é um lugar muito perigoso, porque nos rouba a chance do excelente. Ficar na média, embora nos proteja do risco do fracasso, é uma grande armadilha, porque nos rouba a chance do extraordinário.

O cemitério é um lugar riquíssimo de histórias não contadas. Está cheio de livros não escritos, edifícios não construídos, casamentos não realizados, empresas não criadas, sermões não pregados. O cemitério é o lugar onde estão sepultados ilustres desconhecidos, grandes homens e mulheres que ficaram envergonhados ou com medo e não realizaram tudo o que poderiam ter feito. Privaram o mundo de seu talento!

E você, até quando vai ficar observando o vento ou olhando para as nuvens? Até quando o teu sonho vai ficar engavetado esperando o momento ideal?

Há um provérbio antigo que diz “O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos. O segundo melhor momento é agora.” É impossível voltar no tempo, mas é perfeitamente possível parar de perdê-lo. Não espere mais, o momento de fazer acontecer é agora!

Agora é com você. Levanta daí e coloca essa vida para rodar!

E aí, faz sentido? Deixe teu comentário. Um abraço,

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.