Pesquisar
Close this search box.

Não tem futuro para quem desiste.

Não tem futuro para quem desiste.

Quando você começa algo novo na vida, é impossível saber se terá sucesso. O risco do fracasso sempre está presente e sem dúvida você encontrará dificuldades pelo caminho. Nada mais natural que isso. A única certeza que se pode ter é esta: não tem futuro para quem desiste.

Tudo o que vale a pena na vida requer esforço e vai te exigir dedicação e perseverança. Quanto maior o projeto, maior o desafio, maiores as barreiras, mais difícil será o processo. Em contrapartida, maior será a recompensa. Como nos investimentos financeiros, quanto maior o risco, maior o retorno potencial e vice-versa.

Veja, sempre que você estiver na direção certa sofrerá algum tipo de resistência. E não se trata de uma conspiração contra você, essa resistência também é algo natural. Pode ser o cansaço da jornada ou questões internas como o medo. Talvez a falta de recursos ou do apoio necessário. Não importa, o fato é que quanto mais longe se deseja chegar, mais exaustivo é o processo. É como subir uma alta montanha: quanto mais alto, mais rarefeito é o ar.

Tudo isso apenas explica porque a maioria das pessoas não resiste aos processos. Realmente, conquistar algo na vida é difícil e exige força. Paulo de Tarso, um dos homens mais sábios de sua época, escreveu em sua carta aos gálatas, no capítulo 6, versículo 9: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.Note que até para colher o resultado de fazer o bem você não pode desistir, senão perde a recompensa.

As pressões podem ser boas, se soubermos reagir a elas.

Se você tiver sabedoria para administrá-las, as pressões da vida se tornam molas propulsoras, gatilhos para a liberação de algo novo. Se você resistir à pressão, ela vai te impulsionar a coisas maiores. Mas isso só se torna efetivo se você não desistir. Tem muita gente desistindo cedo e pensando que fracassou. Mentira, não fracassou, apenas desistiu antes da hora. Não confunda fracasso com desistência.

Veja algo extraordinário escrito pelo mesmo Paulo de Tarso, na sua segunda carta aos coríntios, capítulo 4, versículos 16 a 18: “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”

Não tenho dúvidas que Paulo era um homem de visão. E visão não tem a ver com olhos, tem a ver com mentalidade. É claro que ele enfrentava momentos complicados quando escreveu essas linhas, ninguém escreve coisas como essas em situação de conforto. Mesmo assim conseguia olhar para o futuro e ver uma recompensa que valeria cada dia difícil enfrentado.

Não tem futuro para quem desiste.

Da mesma forma que Paulo, você deve entender que os momentos difíceis vividos são como sementes, que no momento certo produzirão boa colheita. É indispensável, como disse ele, fixar os olhos naquilo que ainda não se vê, na recompensa.

Os processos da vida funcionam como uma espécie de peneira. Conforme eles vão evoluindo, muitos vão sofrendo a eliminação e saindo do jogo. Apenas aqueles que não desistem facilmente permanecem em condições de chegar ao resultado esperado.

É verdade que nem tudo o que fazemos dá bom resultado. Às vezes chegaremos ao final e o resultado será ruim. Isso sempre é uma possibilidade. A única certeza que tenho é que se você desistir matará a chance de ter sucesso. Dê aos seus sonhos o benefício da dúvida. Vá até o fim. Para ter sucesso na vida você precisa manter uma postura firme e perseverante diante das adversidades. Caso contrário, já era, porque não tem futuro para quem desiste.

Isso faz sentido? Quero saber tua opinião. Um abraço,

Você também poderá gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.