Pesquisar
Close this search box.

Não despreze os pequenos começos!

Não despreze os pequenos começos

No artigo anterior escrevi sobre não ficar esperando o momento perfeito para executar algo que se tem em mente. Não deixar as coisas para depois, ainda que não seja possível fazer da maneira ideal. Desta vez quero trazer uma visão complementar: você não deve desanimar por começar pequeno. Não despreze os pequenos começos!

Você pode observar que algumas das atuais maiores empresas americanas, especialmente no segmento de tecnologia, começaram em garagens. Tudo bem que eles desenvolveram uma cultura empreendedora muito mais viva e ativa que a nossa, mas essa é uma demonstração clara de que não podemos ficar envergonhados por começar pequeno.

Tomo emprestada mais uma vez uma fala de Jesus para ilustrar o meu ponto. Em Lucas, capítulo 16, versículo 10, ele disse “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.” Uma frase simples, mas tão cheia de significado. Completamente atemporal e perfeitamente aplicável a tudo em nossas vidas, como tudo que Jesus disse.

Penso que praticar este pequeno versículo é uma qualidade extraordinária, algo realmente poderoso, capaz de distinguir as pessoas que a possuem das demais. Já convivi com pessoas tempo suficiente para ver essa situação diversas vezes. Eu mesmo demorei demais para realizar coisas que desejava por não entender esse princípio. Mas você não precisa perder tempo com esse pensamento equivocado. Não despreze os pequenos começos.

É possível começar, mesmo antes de ter tudo à mão.

Em todas as empresas por onde passei sempre encontrei pessoas reclamando da falta de recursos para realizar seu trabalho, e eu estava entre elas. Das empresas mais ricas até minha startup, sempre houve e sempre haverá limitação de recursos.

O normal é termos projetos cada vez maiores, que nos levem a lugares maiores. Isso é proporcional à realidade e porte de cada empresa, ou seja, quanto maior a empresa, maiores os projetos e maior a necessidade de recursos. Então, em qualquer lugar é natural não haver todos os recursos necessários.

Essa dinâmica das empresas é a mesma que temos em nossas vidas. Se você quiser se casar, por exemplo, possivelmente precisará lidar com recursos escassos para a festa ou para montar a casa nova. Se quiser começar um negócio, terá de lidar com essa provável falta de recursos. Para fazer mudanças importantes na vida, também precisará enfrentar essa situação.

E não me refiro apenas a recursos financeiros: muitas vezes não temos todas as informações necessárias, não temos todo o tempo necessário, nem mesmo todo o plano completamente delineado. Mesmo assim é necessário avançar.

É por isso que pessoas capazes de, como disse Jesus, serem fiéis no pouco são tão valorizadas. A vida não é perfeita e raramente temos tudo de que precisamos ao iniciar as coisas, mas ainda assim precisamos começar. Nestas situações, pessoas com essa qualidade fazem enorme diferença.

Sem medo e sem vergonha, não despreze os pequenos começos.

Vejo pessoas esperando as condições ideais para entregar o seu melhor. Não estudam como poderiam porque as condições não são as melhores. Deixam de entregar seus melhores resultados no trabalho porque não tem todos os recursos que precisam. Não decidem mudar questões fundamentais na vida porque sempre falta alguma coisa. Parece estarem sempre se economizando.

Ora, fazer quando todos os recursos estão disponíveis é fácil. Isso não te diferencia em nada.

Enquanto você não fizer o melhor que pode com os recursos que já tem, não estará habilitado a receber mais. Seja na empresa onde você trabalha ou em qualquer situação da vida, ninguém ganha novos recursos antes de esgotar os atuais. Em outras palavras, foi isso que Jesus disse.

Então, não despreze os pequenos começos. Não é feio começar pequeno. Feio é pensar pequeno. Feio é não começar. Faça o melhor, mesmo que não tenha tudo de que precisa. Logo as coisas começam a melhorar. Sua coragem será recompensada. Pode confiar.

E aí, faz sentido para você? Deixe teu comentário. Um abraço,

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.