Pesquisar
Close this search box.

Liderança é para quem está disposto a servir!

Liderança é para quem está disposto a servir

Conheci muita gente ao longo da minha carreira nas empresas que buscava crescimento e realização profissional por meio de uma posição de liderança ou gestão. Natural, porque quase sempre era a única forma de progredir. Mas há algo que você precisa ter em mente se quiser trilhar este caminho: liderança é para quem está disposto a servir. Ou seja, não é para todos.

A maioria das empresas oferece o crescimento vertical (promoções) como única opção para o desenvolvimento na carreira e aumento da remuneração. Sendo assim, depois que a pessoa atingiu o nível mais alto como técnico, sobra apenas o caminho da liderança para prosseguir sua trajetória ascendente.

É aí que começa o problema. Nem todos os bons técnicos têm perfil para serem bons líderes. O problema se agrava porque a maioria das pessoas também não tem consciência disso. Falta autoconhecimento. Algo que frequentemente acontece é pessoas sendo promovidas para cargos de liderança apenas porque deram bons resultados em posições técnicas. Isso não é garantia de que exercerá uma boa liderança.

Por fim, a organização acaba perdendo um bom técnico e ganhando um mau líder. Imagino que você já tenha visto isso acontecer pelo menos algumas vezes.

Em uma das empresas por onde passei, decidimos enfrentar este problema usando a carreira em Y, pouco comum naquela época. Foi um processo bem legal e ajudou a aliviar a pressão em busca das posições de liderança, mas pouco tempo depois acabei me movendo para outro desafio e não acompanhei o crescimento de sua utilização por lá.

Não se iluda com status.

Na maioria das organizações são os líderes ou gestores que ocupam as posições de destaque e tem as melhores remunerações. Creio ser justo, porque normalmente são os que respondem em primeiro lugar pelos resultados, bons ou ruins. Muitos querem essa parte boa da liderança, contudo poucos têm consciência e disposição para enfrentar seus duros desafios.

Certamente, servir é um dos maiores desafios para a liderança. Cada pessoa possui um tesouro dentro de si, muitas vezes escondido. Sendo assim, uma das tarefas mais importantes de um líder é encontrar esse tesouro e criar as condições para que ele venha à tona. Cumprir um papel de facilitador, para as pessoas desenvolverem seu potencial ao máximo. E desenvolver nada mais é do que trazer para fora aquilo que está envolvido, remover o que envolve. É preciso ter sensibilidade para colocar as pessoas certas nas posições certas.

Para fazer isso, é indispensável estar disposto a servir. Você não consegue enxergar tesouros nos outros se estiver preocupado apenas consigo e com seu próprio bem-estar. Creio ser uma questão de compreender o propósito da liderança.

Vivemos em uma cultura onde, a meu ver, as atribuições de liderança estão equivocadas. Não enxergamos os líderes com este papel de servir suas equipes. Tampouco os próprios líderes percebem isso. Nossa cultura costuma exaltar quem é servido, não quem serve.

Servir está na essência da liderança.

A partir de nossa experiência cultural, você pode pensar que servir é algo inferior, menos importante, mas não é. Jesus, para mim o maior líder que já existiu, ensinou seus discípulos dizendo “O maior entre vocês deverá ser servo.” Está em Mateus, capítulo 23, versículo 11. Não se engane, essa não é uma declaração simplesmente religiosa.

Só pode realmente servir quem está em uma posição superior. Somente quem já venceu muitos desafios na vida pode estender a mão e ajudar outros. Liderança é para quem está disposto a servir. Para quem entende seu papel de suporte para que outros cresçam e realizem todo seu potencial. Um líder que não cria as condições para as pessoas entregarem o seu melhor não está cumprindo seu papel.

Então, deixe para trás essa visão equivocada sobre servir. Servir, ajudar, é um privilégio.

Estudar e se preparar é indispensável, nem de longe posso minimizar isso, mas um coração disposto a servir as pessoas fará toda a diferença nos resultados da tua liderança.

E aí, faz sentido? Deixe teu comentário. Um abraço,

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.