Pesquisar
Close this search box.

Intencionalidade e foco te farão aproveitar a vida

Intencionalidade e foco te farão aproveitar a vida

Aproveitar a vida, essa é uma frase que dá pano para manga, não é mesmo? Afinal de contas, o que é aproveitar a vida? Para cada pessoa isso terá um significado diferente. E até para a mesma pessoa poderá ter significados diferentes, dependendo da fase em que se encontra. Seja como for, você precisará de algumas competências para fazer isso de maneira produtiva. Intencionalidade e foco te farão aproveitar a vida de verdade.

Tenho observado como é raro encontrar pessoas que sabem para onde querem ir. Pessoas que traçam planos para a vida e que executam estes planos de maneira intencional e focada. O mais comum, mesmo, é encontrar pessoas que vivem ao estilo Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar, vida leva eu“. Algumas, inclusive, fazem isso sob o pretexto de aproveitar a vida, não se limitar.

Desde jovem eu tracei planos para mim, sabia bem onde queria chegar. Infelizmente houve algumas áreas em que não fiz com a profundidade necessária e por isso dei algumas “cabeçadas”, mas tive e sigo tendo aprendizados interessantes. Contudo, onde me dediquei a planejar e executar de maneira diligente e disciplinada, tive sucesso.

Meu ponto de vista sobre aproveitar a vida.

Entendo que aproveitar a vida é algo totalmente subjetivo, mas quero tentar trazer um grau de objetividade para essa análise. Meu ponto é que ao deixarmos a vida nos levar, sem intencionalidade e foco, podemos estar apenas desperdiçando todo o nosso potencial e vivendo uma vida muito abaixo do que poderíamos em termos de resultados. E não falo de dinheiro, apenas. Resultados na vida incluem muito mais coisas.

Acredito profundamente que disciplina produz liberdade. Veja o que Jesus disse lá em João, capítulo 9, versículo 4 “Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar.” Para mim, Jesus é o exemplo perfeito de alguém que aproveitou ao máximo cada momento de sua vida disciplinadamente. Fez exatamente e com excelência tudo o que se propôs a fazer. Não deixou nada inacabado.

Jesus viveu aproximadamente até os 33 anos, e os evangelhos relatam praticamente apenas os últimos 3 anos de sua vida. Um período curto, mas extremamente intenso. Suficiente para marcar a história como nenhum outro ser humano. Não consigo enxergar nenhuma outra pessoa mais intencional e focada do que ele. Tudo o que Jesus fazia tinha propósito e intencionalidade. Estava totalmente conectado a sua missão.

Penso que aproveitar a vida, de verdade, é construir algo que te deixa orgulhoso, no bom sentido, com aquele sentimento de que entregou o melhor que tinha. Quando deixamos mais que herança, deixamos legado. Lembro do que escreveu o apóstolo Paulo na sua segunda carta a Timóteo, no capítulo 4, versículo 7 “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

Não se distraia: intencionalidade e foco te farão aproveitar a vida.

Paulo foi alguém extraordinário, que viveu com intencionalidade e foco uma vida repleta de desafios e de serviço aos outros. Deixou um legado incrível, escrevendo uma parte enorme do novo testamento bíblico e espalhando sua mensagem por uma região gigantesca, especialmente se considerarmos as dificuldades de locomoção e comunicação da época.

Agora, em seus momentos finais, pôde dizer com tranquilidade que entregou tudo que tinha. Estava terminando a vida vazio no melhor sentido. Creio que uma vida bem aproveitada é feita de vitórias e também de derrotas, mas acima de tudo a partir de um espírito intencional e focado.

Veja, Jesus e Paulo não se deixaram enganar pelas distrações. Eles não se perderam no caminho com coisas que poderiam desviá-los de seus objetivos. Penso que essa é uma lição fundamental para que você aproveite cada momento da sua vida.

Tome cuidado, sua vida é curta demais para ser desperdiçada em coisas que não tem propósito. Aproveitar cada momento de maneira efetiva é construir uma vida que tenha significado, que traga realização e que concretize, de fato, todo o potencial que você tem aí dentro.

Intencionalidade e foco te farão aproveitar a vida de fato.

E aí, faz sentido? Deixe teu comentário. Um abraço,

Você também poderá gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.