Pesquisar
Close this search box.

Escolha bem quem anda contigo e decole!

Escolha bem quem anda contigo e decole

Você sabia que os estudos do comportamento humano indicam que somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos? Atualmente, isso é uma constatação, mas é parte do senso comum há muito tempo. Quando eu era pequeno, ouvia aquele ditado: “diga-me com quem andas e te direi quem és.” Ninguém sabia quem foi o autor da frase, mas todos sempre souberam que tem fundamento. Então, escolha bem quem anda contigo e decole, ou escolha mal e afunde! A decisão é sua.

Novamente recorro ao livro de Provérbios. Ele é excelente — você tem de ler. O capítulo 13, versículo 20, diz: “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” Conselho simples. Tua mãe deve ter falado isso inúmeras vezes. Mas crescemos e achamos que isso é coisa para criança. Não é, não.

As pessoas com quem andamos definem parte do nosso destino.

As pessoas com quem andamos, os lugares que frequentamos e aquilo que vemos e ouvimos definem, primordialmente, o nosso destino.

De fato, adolescência e juventude são épocas que nos mostram claramente a importância de escolher bem quem anda conosco. Nós, seres humanos, não fomos feitos para vivermos isolados, dessa forma, precisamos da interação social, especialmente nas fases iniciais da vida.

Quando era adolescente, lembro que amava jogar vôlei. Então, eu vivia na turma do vôlei. Tínhamos um grupo de amigos que estava a todo tempo falando sobre, treinando e jogando vôlei. Todo mundo que andava conosco acabava jogando vôlei, ou mudava de turma. Lembro que tinha, também, a turma do basquete, a turma do skate, a turma do futsal. Funcionava da mesma forma com estas outras turmas.

Ah, tinha também a turma das drogas. Todo mundo que andava com essa galera fumava, cheirava, etc. Nada diferente das outras turmas.

O resultado de eu andar na turma do vôlei foi que eu me tornei um amante e praticante de esportes por muitos anos da minha vida, além de me afastar da turma das drogas. Minha saúde até hoje agradece!

Isso é coisa de adolescente? De jeito nenhum. Vale para todas as idades. Basta você observar por aí. Olhe para você mesmo e tire suas próprias conclusões.

Seja intencional! Escolha bem quem anda contigo.

Nosso problema é que não olhamos para nós mesmos, não analisamos nossa vida, não somos intencionais. Estamos sempre sendo levados pela vida, deixando consequentemente de construí-la por meio de nossas escolhas.

Precisamos nos aproximar de pessoas que estão indo para os mesmos lugares que queremos ir. Andar com quem desejamos nos parecer. Por exemplo: quer ir bem na faculdade? Aproxime-se e construa relações com quem gosta de estudar. Se você permanecer na turma da bagunça, não irá longe. Quer ser promovido no trabalho? Aproxime-se e construa relações com quem se desenvolve e entrega resultados. Entenda como é a dinâmica deles no trabalho e tente aprender. Bem, acredito que você entendeu a lógica.

Aproveite o momento e pense um pouco, responda às perguntas:

1 – Quem são as 5 pessoas mais próximas de você atualmente?

2 – Quais resultados elas têm alcançado na vida?

3 – A vida delas se parece com o que você quer alcançar?

Talvez você precise repensar este teu círculo mais próximo. Que sabe, precise se aproximar de algumas novas pessoas e se afastar de outras. Este processo é parte da vida. Nem todos que começaram com você terminarão com você. Escolha bem quem anda contigo e decole!

Seja intencional! Tudo o que plantar hoje colherá amanhã. E toma cuidado para não acabar mal, porque é isso que acontece com o companheiro dos tolos.

Faz sentido para você? Deixe a tua opinião. Um abraço,

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.