Pesquisar
Close this search box.

Crescimento contínuo é necessidade.

Crescimento contínuo é necessidade

Olha, eu não sei até onde você já chegou na vida, só sei de uma coisa: precisa continuar avançando. Talvez você já tenha uma família, filhos, talvez já tenha feito um curso superior, já tenha um bom emprego ou até um negócio próprio. Quem sabe já tenha alcançado liberdade financeira. Sinceramente, isso não importa, crescimento contínuo é necessidade.

E é assim por uma simples razão: fomos feitos para crescer e nos desenvolver ininterruptamente, até o dia da nossa morte. Observe, tudo que fica parado estraga, enferruja, perde sua boa utilidade, seu propósito. A ciência nos ensina, por exemplo, que uma mente sempre produtiva permanece saudável por muito mais tempo. Pelo contrário, uma mente que deixa de ser desafiada com problemas a serem resolvidos, conhecimento a ser absorvido e transmitido e projetos a serem realizados fica mais vulnerável a doenças como, por exemplo, o mal de Alzheimer.

Nem mesmo a aposentadoria deveria ser motivo para estagnação. Percebo que com o avançar da idade nos tornamos ainda melhores, ao contrário do senso comum. Já vi pessoas que, ao se aposentarem, perderam o vigor e a alegria de viver. É óbvio que o passar do tempo pode nos direcionar a desafios diferentes, afinal de contas cada estação da vida tem suas características. Contudo, é necessário permanecer com uma visão de crescimento, mesmo que em uma direção diferente.

Precisamos avançar até o limite do nosso potencial.

Pessoalmente me sinto a cada dia melhor. Parece que o tempo e a experiência têm me trazido a lucidez que faltou em alguns momentos da vida. Aos 47 anos, quase 48, a energia continua alta e a busca pelo conhecimento e a vivência acrescentaram alguns atalhos que ajudam muito a encontrar os melhores caminhos. Minha busca é trazer à tona a melhor versão de mim. Penso que você também deveria ter este objetivo em relação a si.

Aprendi com o acionista principal de uma empresa onde trabalhei que toda empresa tem o dever de crescer até o seu limite máximo. Somente assim irá gerar todos os empregos que pode, todos os impostos que pode, produzir toda a riqueza que pode para todos os envolvidos. Só dessa forma uma empresa cumpre sua função na sociedade.

Creio que, como indivíduos, nós também temos o dever de crescer até o máximo do nosso potencial. Por várias razões: só assim realizaremos tudo o que podemos na vida, só assim seremos úteis aos outros com os nossos talentos de maneira plena, só assim deixaremos herança e legado às próximas gerações. Não explorar o máximo do seu potencial é um enorme desperdício!

Gosto muito de um texto escrito pelo apóstolo Paulo, em sua carta aos Filipenses, no capítulo 3, versículos 13 e 14: “uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo”. Essa compreensão a respeito do passado é muito importante, porque o que você fez até hoje te trouxe até aqui. Ótimo, mas já passou e dificilmente vai te levar ao próximo nível.

Crescimento contínuo é necessidade!

Não quero estimular você a trabalhar exageradamente, não se trata disso. A virtude está sempre no equilíbrio. Que fique claro, estou falando de vida de maneira ampla, não apenas de seu aspecto profissional. O crescimento que precisamos é algo equilibrado. É necessário cuidar do seu espírito, alma e corpo. Você não quer ficar hipertrofiado em algumas áreas e atrofiado em outras. Creio que você entende.

Contudo, não negue ao mundo o melhor que pode dar. Entregue à sua família sua melhor versão, não se canse de melhorar. Ofereça à sua profissão o máximo de sua capacidade, não pare de se desenvolver. Devolva a Deus, com juros, tudo o que ele depositou em você! Tudo o que fizer, faça com essa mesma visão. Fuja da mediocridade. Você perceberá como é recompensador. Para isso, crescimento contínuo é necessidade!

Não se contente com menos do que você pode. Não se economize, você é projetado para crescer.

E aí, faz sentido. Deixe teu comentário. Um abraço,

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.