Pesquisar
Close this search box.

Autoconfiança na dose certa te fará crescer!

Confiança na dose certa te fará crescer!

É verdade que não devemos ter uma visão exagerada a nosso respeito, achando que somos o máximo, pois corremos o risco de nos tornarmos orgulhosos e essa postura destrói nossas relações em todas as esferas. Da mesma forma, não podemos ter uma visão pequena demais sobre nós mesmos, pois uma visão excessivamente pequena limita o nosso crescimento e o nosso alcance. Autoconfiança na dose certa te fará crescer!

É muito comum e creio que todos já conviveram ou convivem com pessoas que têm uma visão exagerada a seu respeito. Isso costuma saltar aos olhos e é relativamente fácil de identificar, exceto para aquele que possui uma percepção assim. Normalmente essas pessoas não acham que têm uma visão exagerada sobre si, pensam ser apenas “autoconfiança”.

Realmente, existe uma linha tênue entre a autoconfiança e a arrogância e precisamos tomar cuidado para não passar do ponto.

Se a autoconfiança em excesso é perigosa, por poder se tornar arrogância, a falta dela também é nociva. Não creio ser possível uma vida de sucesso sem uma boa dose de autoconfiança. Todas as pessoas de sucesso que conheço possuem-na de maneira equilibrada, com consciência de seu próprio valor sem diminuir o valor do outro.

Esse é o grande ponto que as diferencia das pessoas arrogantes, o reconhecimento do valor do outro.

A falta de autoconfiança acaba com nosso poder de realização.

Quando nos falta autoconfiança, ficamos intimidados frente aos desafios da vida. Sentimos que não somos capazes, nos enxergamos pequenos demais para vencer. Isso é uma enorme mentira e não podemos acreditar nela.

Você conhece a história de Moisés, quando Deus o chamou para libertar o povo hebreu do Egito? Está no livro de Êxodo, capítulos 3 e 4. Vale a pena ler, especialmente o diálogo entre Deus e Moisés. Deus fala com Moisés e dá uma missão a ele, mas Moisés se recusa a ir dizendo que não tinha capacidade para tanto. Ele olhava para si e não conseguia perceber todo o potencial que havia dentro dele. E Moisés insiste com isso até o ponto em que Deus fica irado com ele. Com essa postura, Moisés conseguiu tirar Deus do sério, coisa que não é fácil.

Mas a bíblia nos apresenta um ótimo exemplo na direção contrária. A história de Davi ao enfrentar o gigante Golias, contada no livro de 1 Samuel, capítulo 17. Ao ler a história, você se depara com um jovem franzino, infinitamente menor que seu oponente, mas cheio de autoconfiança, o que o levou a uma vitória extraordinária que beneficiou toda sua nação. É claro que ele tinha uma fé enorme naquilo que Deus faria por ele, mas ele também possuia clareza sobre sua força e capacidade.

Autoconfiança na dose certa te fará crescer.

Gosto demais de alguns textos bíblicos que nos encorajam a enfrentar os desafios com confiança. Veja essa frase do apóstolo Pedro, na sua segunda carta, no capítulo 1, versículo 3, falando sobre Deus: “Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida”. Encontro outro bom exemplo no livro de Juízes, capítulo 6, versículo 14. A história conta que Deus falou com Gideão e lhe disse “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã.

O mais interessante é que as pessoas a quem Deus se dirigiu não eram super-heróis, mas pessoas comuns, que levavam vidas comuns. A partir disso, creio fundamentalmente que todos podemos alcançar feitos extraordinários na vida. Tenha em mente que autoconfiança na dose certa te fará crescer além do que imagina.

Não é segredo que a virtude está no equilíbrio. Se não podemos nos enxergar acima do que somos, com arrogância, também não podemos pensar pequeno demais a nosso respeito. E mais do que isso, precisamos acreditar que podemos ir além dos nossos limites atuais. Com efeito, é incrível a capacidade que descobrimos ter em nós quando resolvemos enfrentar os desafios da vida. Guarde isso: muitas vezes é preciso um Golias para despertar um Davi.

O fato é que somos dotados por Deus da capacidade de multiplicar tudo que passa por nós, mas para isso precisamos ter uma visão equilibrada a nosso respeito, autoconfiança na dose certa.

E aí, faz sentido? Deixe teu comentário. Um abraço,

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.