Pesquisar
Close this search box.

Amor e Fidelidade: A receita para ser bem quisto pelas pessoas

Amor e Fidelidade

Você gostaria de ser bem quisto pelas pessoas e ainda ter boa reputação? Creio que sim. Ter essas qualificações é o desejo da maioria. Pois descobri que praticar o amor e a fidelidade é o caminho seguro para conquistar esse objetivo.

Veja só: “Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e dos homens e boa reputação”. Você acredita que faz milhares de anos que isso está escrito? Provérbios. Capítulo 3, versículos 3 e 4.

Acredite, isso não é apenas sobre relacionamentos amorosos. Não, vai além. Ser uma pessoa que os outros querem ter por perto, bem quisto por todos e ter boa reputação, além do favor de Deus, é desejo da maioria de nós.

E a receita está bem aí, simplesinha. Quer que eu traduza? Amor e fidelidade. Nesse contexto, amor e fidelidade podem ser compreendidos como: tratar bem as pessoas e manter sua palavra.

Amar é tratar bem as pessoas

Tratar bem as pessoas não quer dizer bajular ou paparicar ninguém, não. Na verdade, é uma atitude de respeitar e valorizar a cada um pelo simples fato de serem o que são: pessoas. Tratá-las do jeitinho que você gostaria de ser tratado, respeitado e valorizado.

Tenho certeza que você gosta de ser ouvido com atenção pelos outros quando tem algo a dizer, não? Então, faça o mesmo. Ouça com atenção o que os outros têm a dizer.

Não tenho dúvidas que você gosta de ter sua opinião respeitada, valorizada em uma discussão, certo? Então, simples, faça o mesmo. Mostre respeito pela opinião alheia, mesmo que seja amplamente diferente da tua.

É obvio que você gosta de ser tratado com cordialidade, atendido com um sorriso no rosto quando vai a um estabelecimento comercial, certo? Então, simples, faça o mesmo. Ponha um sorriso no rosto e trate com cordialidade a todos que encontrarem com você.

Ao contrário do que muitos pensam, amar é uma decisão. Dessa forma, você pode, sim, amar alguém que nunca viu. Amar também pode ser traduzido como fazer o melhor que posso pelo outro. Agindo assim você estará expressando amor de uma maneira bem prática. E isso não exige nada além de disposição.

Em suma, o segredo é fazer as pessoas se sentirem importantes quando estiverem ao teu lado. Isso tornará você alguém que os outros querem sempre ter por perto. E não precisa ser artificial para isso, não. Olhe para o outro como alguém que é tão importante quanto você. Isso já costuma resolver.

Fidelidade é manter a palavra

Manter a palavra é o cerne da fidelidade. Disse que vai fazer, faça. Disse que não vai fazer, não faça. Prometeu entregar aquele trabalho naquela data, entregue. Mesmo que seja difícil cumprir, cumpra.

Uma das piores coisas em qualquer tipo de relacionamento é conviver com alguém que não mantém a palavra. Essa é a essência da infidelidade.

Sabe aquele compromisso que você assumiu com o filho ou com o cônjuge e depois não cumpriu? Aquela ajuda que te pediram naquele trabalho voluntário que você confirmou e depois não apareceu? Sabe aquele futebol que os amigos te chamaram e você disse “SIM”, mas depois deixou eles na mão?

Você perde a confiança das pessoas facilmente por causa disso. Não parece ser tão importante, mas ao longo do tempo desgasta tua reputação. Incomoda de uma maneira especial aqueles mais próximos, os que mais confiam em você. Afinal, confiança é algo difícil de conquistar, mas fácil de perder.

No trabalho essa postura também é nociva demais. Eu diria até que esse é um problema que impede as pessoas de crescerem profissionalmente, de receberem promoções. As empresas não promovem quem não entrega conforme o combinado ou prometido.

Qual é o resultado de viver em amor e fidelidade?

No caminho contrário, é tão prazeroso conviver e trabalhar com pessoas que nos fazem sentir importantes e que mantêm a palavra, são fiéis àquilo que prometem. Esse tipo de atitude gera uma atmosfera de confiança. Fortalece os relacionamentos.

Manter a palavra fará de você uma pessoa confiável, visto como alguém seguro. Quando você falar, será ouvido e acreditarão em você. Confiabilidade é característica fundamental para os relacionamentos.

Certamente, se você tratar bem as pessoas e mantiver a palavra, terá resultados extraordinários em qualquer ambiente. Seja na família, no trabalho, nos relacionamentos em geral, enfim em qualquer lugar ou situação.

Por fim, faça a você mesmo duas perguntas centrais: as pessoas me querem por perto? Sou visto como alguém confiável? Invista um tempo refletindo a respeito. Não passe por este conteúdo sem se aprofundar, caso contrário você perderá uma boa oportunidade de se desenvolver e crescer.

E aí, faz sentido para você? Deixe a tua opinião. Um abraço.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.