Pesquisar
Close this search box.

Constância e Disciplina vão te levar para o alto, acredite!

Constância e Disciplina

Constância e disciplina andam juntas e costumam render melhores frutos do que velocidade pura e simples. Parece óbvio e é mesmo. Mas eu sei que preciso te lembrar do óbvio às vezes.

O livro de Provérbios, na Bíblia, escrito há milhares de anos, é um verdadeiro tesouro – sem exagero algum. Se você não o conhece a fundo, não sabe o que está perdendo. Logo no capítulo primeiro você encontra essas pérolas:

a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá” versículo 32 e “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” versículo 7.

Velocidade não é ruim, mas sem constância não gera muito resultado. E se a direção estiver errada, então, aí vira um desastre. Nada pior do que seguir em alta velocidade na direção errada.

É bastante comum ver pessoas eufóricas no início de qualquer projeto. Tem a largada em altíssima velocidade, mas entregam os pontos ao enfrentar as primeiras dificuldades. E não tenha dúvidas, elas virão.

Durante minha caminhada no universo corporativo aprendi lições preciosas com algumas mulheres que me lideraram. Uma dessas líderes costumava falar que o nosso problema não é a falta de iniciativas, mas sim a falta de “acabativas”.

Ou seja, somos capazes de iniciar muitas coisas, mas desistimos durante o processo. Muitos de nós deixamos de colher os resultados de boas iniciativas simplesmente porque não fomos capazes de ir até o fim.

Constância e Disciplina são o remédio para esses males.

Uma pessoa constante é alguém que não muda o tempo todo. É óbvio que ninguém pode te criticar por melhorar, não é mesmo? O ideal é que estejamos em um processo ininterrupto de crescimento em todas as áreas da vida.

A ideia da constância, aqui, é de alguém que mantém firmes os seus propósitos.

Vou dar exemplos: uma pessoa que decide fazer um curso universitário, não pode ficar trocando de curso toda hora. Senão não vai se formar nunca. Uma pessoa que decide por seguir uma carreira profissional, não pode ficar mudando de carreira toda hora. Senão jamais será boa no que se propõe a fazer.

É indispensável ter objetivos claros e manter o foco, mesmo diante de dificuldades e distrações. Neste ponto temos algo que merece toda atenção:

1 – As dificuldades virão, não tenha dúvidas. Não precisa ser esperto pra dizer isso. Basta você conversar com qualquer pessoa que já realizou alguma coisa nesta vida e poderá comprovar.

Então, antes de começar qualquer projeto tenha em mente que haverá problemas ao longo do caminho. Mas é assim mesmo, não há nada bom, honesto e ético que seja fácil de fazer.

2 – Muitos não se perdem em razão das dificuldades, mas em razão das distrações. As distrações são terríveis armadilhas para quem quer se desenvolver. Elas não são, necessariamente, coisas erradas ou ruins. São coisas que roubam o nosso foco. Tem a capacidade de desviar nossa atenção.

São atividades paralelas que ocupam o nosso tempo ou desculpas que arrumamos para não fazer o que sabemos que precisa ser feito. Enfim, qualquer coisa que nos tira da direção ou nos faz parar o que precisamos fazer.

Um dos benefícios mais valiosos da Constância é que ela nos torna confiáveis.

Pessoas confiáveis transmitem segurança aos outros, pois todos ao redor sabem o que esperar delas. E isso vale ouro em todas as ocasiões da vida.

No trabalho, pessoas inconstantes terão dificuldades para serem promovidas. Dificilmente receberão oportunidades de liderar projetos. No ambiente familiar não serão levadas muito a sério. E por aí vai.

Disciplina pessoal é fundamental para o desenvolvimento em qualquer área da vida.

Vencer a famosa procrastinação ou aprender uma competência nova, por exemplo, requer disciplina. Alguns dizem que disciplina é “o preço a ser pago” para conquistar algo.

Só a disciplina vai te levar onde a motivação não chega.

Haverá dias em que você não terá vontade nenhuma de fazer o que precisa ser feito e a motivação estará no subterrâneo. Nestes momentos, que não serão poucos, só a disciplina vai te segurar.

Mas como desenvolver Constância e Disciplina?

Não é fácil desenvolver constância e disciplina. Sei bem que muitos lutam com isso durante a vida toda. Mas é possível.

Constância e Disciplina são, basicamente, preparo mental.

Exercitar a mente um pouquinho a cada dia, como se fosse um músculo. E assim como na academia, com o tempo os resultados aparecem. Repetir a cada dia, sem exceção, o que precisa ser feito. Manter-se em movimento, na direção certa, e com os olhos fixos no alvo.

Os especialistas divergem quanto ao tempo necessário para se desenvolver um novo hábito. E eu realmente acredito que não haja uma receita padrão que se aplique a todos os seres humanos.

O fato é que com a prática, Constância e Disciplina se tornarão seus novos hábitos. Por mais difícil que possa parecer, você é dotado de capacidade para crescer.

Por fim, comece hoje. Não deixe para depois. Identifique e aja sobre o que você precisa fazer agora.

Tem uma vida extraordinária te esperando, mas sem Constância e Disciplina você não vai muito longe.

E aí, faz sentido pra você? Deixe a tua opinião.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.