Pesquisar
Close this search box.

A vida exige posicionamentos!

A vida exige posicionamentos

Sou do tipo de pessoa que sempre acreditou que a virtude está no equilíbrio. Nunca gostei de posições extremas nas muitas questões da vida, mas reconheço que há momentos e situações em que precisamos de uma atitude mais incisiva. Não se pode ser moderado em tudo e em qualquer circunstância. Existem cenários em que precisamos ser radicais. Ocasiões em que a vida exige posicionamentos firmes!

Não quero estimular aqui radicalismos políticos, como temos vivido há tempos no Brasil, ou mesmo religiosos. Isso não é bom. Nada de intolerância com as pessoas. Até mesmo aquelas que pensam completamente diferente de nós, merecem nosso respeito e consideração.

A enorme riqueza do convívio com as pessoas reside no fato de termos diferenças. Gosto do que Paulo de Tarso escreveu na sua carta os Romanos, no capítulo 12, versículo 6: “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada.” Para mim é cada vez mais evidente que todo ser humano carrega dentro de si algo precioso, único, e que merece ser valorizado.

De que forma a vida exige posicionamentos?

Bem, se nossa radicalidade não se direciona às pessoas, qual é o foco, então? Devemos ser totalmente intolerantes com tudo aquilo que nos impede de chegar ao nosso destino. Sabe, é impossível mudar aquilo que toleramos! Enquanto podemos tolerar qualquer coisa na nossa vida, será impossível mudá-la.

Não precisa ser esperto para saber que há coisas aí tirando a tua paz, atrapalhando o teu caminho. Coisas que você gostaria que fossem diferentes, por exemplo: um relacionamento abusivo, uma vida profissional insatisfatória, problemas financeiros, infelicidade na família ou qualquer outra coisa que te atrapalhe.

Há pessoas que conseguem conviver por anos com uma dor na unha toda vez que calçam um sapato. Acabam por se acostumar com aquela situação incômoda. Só procuram um médico para resolver o problema quando ele se torna insuportável, quando a unha inflama.

Entendi de maneira cristalina que enquanto tolerarmos certas situações em nossas vidas, elas não serão mudadas. Nada acontecerá para melhor enquanto aceitarmos conviver com elas. É absolutamente necessário tomar uma decisão firme de mudança, ainda que o custo seja alto.

Uma reflexão que vale a pena

Quero te propôr uma reflexão a respeito das “unhas inflamadas” que talvez você possua e com as quais tenha se acostumado. Faça uma análise de tudo o que é importante para você na vida, por exemplo:

1 – Como você se sente em relação ao seu casamento, família, filhos? Você está em paz com isso ou há algo que precisa do seu posicionamento firme?

2 – Sobre seu trabalho: você se sente bem em relação a seu chefe e seus colegas? Os desafios profissionais estão adequados? Sua remuneração é justa? Você tem oportunidades de crescer e se desenvolver como profissional e como pessoa? Você é tratado com justiça? Tudo isso está bem equacionado ou a vida está te exigindo um posicionamento?

3 – Seu coração está em paz? Você se sente em uma comunhão viva com Deus? Sei de pessoas que tem tudo na vida, mas não conseguem ter satisfação em nada. Lembre-se de que você é também um ser espiritual.

Estes são apenas alguns exemplos. Há outras coisas que são igualmente importantes na vida. Estou certo que você tem as suas. O fundamental é não deixar passar essa oportunidade de análise e revisão.

Somente decisões implementadas fazem a diferença

Não se satisfaça com uma vida sem realização, medíocre, na média. Você pode mais do que isso. Respeito toda forma de enxergar a vida, toda cosmovisão diferente da minha, contudo acredito firmemente que você e eu podemos ir mais longe do que a média. Temos ferramentas para isso.

Somos dotados de inteligência e criatividade incríveis e podemos multiplicar tudo que passa em nossas mãos. Então, não há por que ficarmos acomodados a uma vida pequena, infeliz. Existe um mundo inteiro de possibilidades esperando que decidamos mudar e deixar para trás o que nos atrapalha, não importa o que for.

Veja esse texto interessante do livro de Apocalipse, capítulo 3, versículo 16 “porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.” Se nem Deus suporta gente indecisa, vacilante, você acha que vai conseguir alguma coisa sendo assim? A vida exige posicionamentos! Tome os seus sem demora!

E aí, faz sentido? Deixe teu comentário. Um abraço,

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.